top of page

Hospital Geral de Nova Iguaçu participa de estudo internacional com Lenacapavir para prevenção do HIV

  • Foto do escritor: gustavogleria
    gustavogleria
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

ree

Medicamento injetável de ação prolongada pode substituir a PrEP oral, ampliando estratégias preventivas em populações de risco.


Uma revolução nos métodos de PrEP

O Lenacapavir é um inibidor capsídeo de ação prolongada, administrado via injeção subcutânea a cada seis meses. Desenvolvido pela biofarmacêutica Gilead Sciences, o medicamento apresenta eficácia superior a 95% na prevenção do HIV, oferecendo alternativa mais prática à PrEP oral diária.


O mecanismo de ação multiestágio do lenacapavir distingue-se de outras classes de agentes antivirais atualmente aprovadas. Enquanto a maioria dos antivirais atua em apenas uma etapa da replicação viral, o lenacapavir foi desenvolvido para inibir o HIV em múltiplas etapas do seu ciclo de vida e não apresenta resistência cruzada conhecida demonstrada in vitro com outras classes de medicamentos existentes.


Estudo Purpose 2 

O estudo foi realizado pelo ambulatório de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), membro da rede nacional de ensaios clínicos coordenada pelo Ministério da Saúde. Participaram 80 voluntários, incluindo homens gays, pessoas trans e não-binárias, que receberam injeções do Lenacapavir a cada 26 semanas e tiveram acompanhamento contínuo por aproximadamente dois anos.


Efetividade e Segurança

O Lenacapavir, além da alta eficácia, apresentou bom perfil de segurança, com efeitos adversos leves e alta taxa de adesão ao tratamento.

Um dos voluntários, C.G., 21 anos, vem utilizando o medicamento há aproximadamente um ano e destaca que o tratamento proporcionou avanços significativos em sua qualidade de vida:

Antes, eu vivia com aquela preocupação constante, mesmo tomando os comprimidos todos os dias. Desde que iniciei o tratamento com o Lenacapavir, até mesmo pela maior eficácia, tenho ficado mais à vontade. É muito mais prático e confortável saber que estou protegido com apenas duas aplicações por ano. Isso fez toda a diferença na minha rotina”, conta o paciente.


Impacto e Perspectiva Global

Segundo Aline Ramalho, coordenadora do Departamento de IST do HGNI: "Estudos em PrEP com novas alternativas de medicamentos injetáveis e com novas abordagens estratégicas são de fundamental importância para a luta contra o vírus HIV em todo o mundo. Com investimentos em prevenção, poderemos evitar milhões de infecções, principalmente entre seu público-alvo."

Os dados iniciais do Purpose 2, que deve ser concluído em 2026, sugerem que o medicamento pode modificar a forma como políticas de prevenção ao HIV são planejadas e aplicadas globalmente, criando oportunidades para programas de saúde mais eficazes e direcionados às populações de maior risco.


✨ Prepare-se para orientar seus pacientes com segurança

Embora o Lenacapavir ainda não esteja disponível no mercado nacional, o farmacêutico já precisa estar capacitado para orientar pacientes sobre as opções de prevenção do HIV, como PrEP e PEP.

📚 Com a Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, do INCAF Educação, você aprende a aplicar o uso clínico das terapias preventivas, fornecendo informações corretas sobre indicação, posologia e cuidados relacionados à prevenção do HIV.

🎓 Além disso, essa formação é reconhecida para a conquista do RQE junto ao Conselho Federal de Farmácia.

👉 Destaque-se no mercado farmacêutico e de saúde, oferecendo atendimento seguro e atualizado aos seus pacientes.

🔗 Faça já seu cadastro e transforme conhecimento em autoridade!


 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
  • Preto Ícone YouTube
  • facebook
  • linkedin
  • instagram

INCAF Educação LTDA
CNPJ: 32.354.590/0001-47
Contato: contato@incaf.com.br
WhatsApp: 62 99161-6077
Endereço: Av. Castelo Branco; Esq com Av. T7; N° 371, Setor Oeste; Lourenço Office - Goiânia - GO

bottom of page